Sensores
TUTORIAL: Sensor de temperatura com Arduino
Resumo: Ler um sensor de Temperatura (LM35), utilizando o Arduino. Converter o sinal analógico lido, na temperatura correspondente, em grau Celsius, e enviar este valor para o computador via porta USB (Serial).
Componentes
Arduino
Arduino é uma plataforma de hardware e software abertos que simplifica a criação e prototipagem de projetos de eletrônica.
Uma típica placa Arduino é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao computador, que é usado para programá-la e interagi-la em tempo real.
Figura 1: Arduino
Neste exemplo, o que nos interessa são as portas analógicas do Arduino, pois iremos ler um sensor analógico.
O Arduino é dotado de seis portas analógicas, que vão de A0 à A5 (figura 01), com resolução de 10 bits, e faixa de leitura de 0 à 5V.
§ Sensor de Temperatura LM35
Existem no mercado, hoje em dia, diversos tipos de sensores de temperatura, estima-se que talvez nenhum outro tipo seja de tão simples o manuseio e exija tão poucos aparatos eletrônicos, para que funcione, quanto o modelo LM35, pois o circuito usual é bastante simples, necessitando apenas do sensor propriamente dito.
Figura 02: Sensor de temperatura LM35
O sensor LM35 apresenta uma saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão de 4-20Vdc e GND, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura.
Este sensor poderá ser alimentado com alimentação simples ou simétrica, dependendo do que se desejar como sinal de saída, mas independentemente disso, a saída continuará sendo de 10mV/ºC.
v Condicionamento do Sinal
Arduino
Porta analógica
10 bits*
0 à 5V
Sensor LM35
Sensor analógico
10mV/ºC**
-55 à 150ºC
*