Sensores
Cria um feixe de luz invisível de ondas infra vermelho, trabalha com o principio de reflexão, que se resume em um refletor montado de forma oposta ao sensor fazendo a medição de produtos, determinar altura, largura e é usado tambem em segurança. Existem varios tipos de sensores barreira de feixe simples: emite um único feixe de luz invisível e tem alcance maximo de 100m e sensores de feixe duplo: emite um feixe de luz invisível duplo, melhorando assim o alcance.
As barreiras fotoelétricas são apropriadas para serem incorporadas em máquinas e quipamentos perigosos que podem ser interrmpidos instantaneamente, através de um botão de emergencia, chamado de controle primario da maquina(MPCE).
Esse sensor forma uma barreira de luz para detectar o objeto, receptor e emissor:
Certo fotosensores são mais sensiveis a certos comprimentos de onda, normalmente a fonte de luz e o sensor para umentar sua eficiencia são casados espctralmente.
Os LED’s e os fotos sensores emitem e captam luz em uma grade área. As lentes são utilizadas para estreitar essa área, isso faz com que o alcance da detecção seja maior.
Se o nivel de luz detectado for suficiente então o sensor comuta a saida, a saídas podem ser discretas ou variaveis.
LDR
O LDR (light dependent resistor, resistor dependente da luz) tem sua resistência diminuída ao ser iluminado. É composto de um material semicondutor, o sulfeto de cádmio, CdS. A energia luminosa desloca elétrons da camada de valência para a de condução (mais longe do núcleo), aumentando o número destes, diminuindo a resistência. A resistência varia de alguns mW, no escuro, até centenas de W, com luz solar direta.
Os usos mais comuns do LDR são em relés fotoelétricos, fotômetros e alarmes. Sua desvantagem está na lentidão de resposta, que limita sua operação.
Foto-diodo
É um diodo semicondutor em que a junção está exposta à luz. A energia luminosa desloca elétrons para a banda de condução, reduzindo