Sensores e atuadores
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Relatório de Instrumentação
Luziane Araujo Mendonça, c680540
BARRA MANSA
2014
1- Introdução
Atualmente estamos expostos a várias situações na qual necessitamos medir, avaliar e determinar medidas para que possamos manusear determinar ou até mesmo criar algo.
Os processos industriais exigem um controle na fabricação de seus diversos produtos. Nestes processos é necessário controlar e manter constantes algumas variáveis, tais como: pressão, vazão, temperatura, nível, pH, condutividade, velocidade, umidade, etc. Os instrumentos de medição e controle permitem manter essas variáveis constantes no processo, melhorando assim a qualidade e aumentando em quantidade o produto e a segurança.
1.1 - Objetivo geral
Estudar instrumentos que compõem a técnica da instrumentação industrial como termopares e fotocélulas.
2 - Medidor de Temperatura: Termopar
Em termopares Instrumentação industrial são utilizados como sensores de temperatura. Eles são baratos, intercambiáveis, tem conectores padrão e podem medir uma vasta gama de temperaturas. São eles intercambiáveis barato, faixa conectores tem um padrão medida podem e gama de temperaturas. Sua principal limitação é a precisão que os erros do sistema de menos de um grau Celsius são difíceis de obter. Sua principal limitação erros e precisão que você faz do sistema sob difíceis de obter são grau celsius.
2.1 - Multímetro Digital
Um multímetro é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas.
2.2 - Pirômetros óticos
Os corpos aquecidos emitem radiações perceptíveis ao olho humano quando as temperaturas são bastante elevadas. Comparando-se a cor da radiação emitida com a de um padrão, consegue-se determinar a temperatura do corpo. Os pirômetros óticos são usados em fornos de siderurgia, principalmente.
2.3 - Transmissor de temperatura