Pragas e Doenças do Coco Verde
Trabalho de Fruticultura
Relação de Pragas e Doenças do Coco Verde
Aluno: Lucas Gomes
Turma: 35
Introdução:
A cultura do coco, especial atenção deve ser dada ao manejo fitossanitário, uma vez que doenças e pragas são fatores que influem diretamente na produção.
Embora ocorram problemas em viveiros, as maiores limitações, geralmente, aparecem quando as palmeiras atingem a fase adulta, no campo. Inspeções sistemáticas devem ser feitas no viveiro e/ou no plantio definitivo, visando detectar os problemas na fase inicial, antes que adquiram caráter epidêmico, o que certamente facilitará, em muito, a adoção de medidas de controle mais eficazes e econômicas.
Algumas das doenças estão intimamente relacionadas a pragas, as quais atuam como vetores na transmissão. Como consequência, o controle dessas enfermidades depende muito do combate aos respectivos insetos-vetores.
Um bom controle e manejo de pragas começa com as inspeções constantes no coqueiral, com o objetivo de identificar os problemas. As pragas e doenças que atacam o coqueiro sempre trazem algum prejuízo ao produtor. Algumas são mais comuns nos coqueirais e podemos classificá-las como pragas do coqueiro, as demais são classificadas como pragas secundárias. No Brasil, muitas são as pragas e doenças que atacam essa espécie, da fase jovem à adulta, incidindo sobre raízes, estipe, folhas, inflorescências e frutos. As doenças encontradas em cultivos de coqueiros apresentam maior ou menor importância dependendo da região, do manejo cultural e da variedade cultivada, destacando-se a queima das folhas, lixa pequena, lixa grande, helmintosporiose, murcha de fitomonas, podridão seca e anel vermelho, ocasionado pelo nematoide.
Algumas doenças descritas estão intimamente relacionadas a pragas, as quais atuam como vetores na transmissão. Como consequência, o controle dessas enfermidades depende grandemente do controle dos respectivos