Sensor Temperatura Schmidt Trigger
1. Sensor de temperatura O circuito de sensor de temperatura tem como finalidade emitir em sua saída uma tensão inversamente proporcional à sua temperatura atual. Para isso, dispomos de um diodo que possui diferentes quedas de tensão, conforme a temperatura ambiente em que se encontra.
2. Regulador de tensão O circuito regulador de tensão tem por objetivo manter uma tensão constante em sua saída de 0.689V. Essa tensão é necessária pois ela será comparada ao valor emitida pelo sensor de temperatura. Como o sensor de temperatura, em 0 graus Celsius emite 0.689V, teremos de manter na entrada positiva do subtrator esse valor constantemente. Para isso, o amplificador operacional irá fazer esse papel de regulador de tensão, mantendo em sua saída um valor de corrente baixíssima (zero).
4. Circuito subtrator O circuito subtrator tem como finalidade subtrair a tensão do regulador de tensão pelo valor emitido pelo sensor. Assim, invertemos o sinal e atribuimos a ele um offset, de maneira que possamos alimentar a saída do conversor AD com um sinal apropriado e de acordo com os valores de referência (5V e 0V). Notar que a diferença das tensões de entrada do subtrator (regulador de tensão e sensor de temperatura) está sendo multiplicada por 8.8, afim de se obter uma escala compativel também com os valores de referência.
3. Trigger para LED O circuito de trigger para LED irá permitir que, ao termos uma tensão superior àquela desejada (entrada negativa do amplificador operacional), o LED irá acender, já que teremos uma saída teorica de ganho infinito. Veja que ao termos uma tensão abaixo da tensão desejada não teremos uma tensão de saída, visto que o amplificador operacional será alimentado negativamente com o terra.
4. Multivibrador astável O circuito multivibrador astável foi projetado para gerar os clocks necessários para o conversor AD. Esse circuito irá gerar um clock de 5V e frequência de aproximadamente