sensor de proximidade
Por Afonso Ferreira Miguel
Sensores de proximidade são elementos muito importantes em aplicações de robótica, sistemas de posicionamento e detectores de presença, pois, com eles, robôs podem “ver” obstáculos, peças podem ser detectadas em uma esteira, ou simplesmente, intrusos pode ser monitorados.
Neste artigo, propomos um sistema detector de proximidade infravermelho bastante eficiente e com grande imunidade a interferências externas.
Em robótica, sistemas de segurança e aplicações industriais, a detecção de obstáculos e “presença” é de extrema importância. Das muitas soluções existentes, a utilização dos sinais de infravermelho é uma das alternativas mais apreciadas, devido a sua simplicidade, baixo custo e não necessidade de contato físico.
Se procurarmos na Internet ou em literaturas eletrônicas, certamente poderemos encontrar circuitos eletrônicos com funções semelhantes e, em alguns casos, até mais simples que o aqui apresentado. Porém, em vários destes circuitos o ajuste torna-se crítico em virtude de interferências externas geradas pela luz infravermelha do sol e de lâmpadas em ambientes fechados.
Este artigo traz como contribuição a detecção de obstáculos por modulação de um sinal infravermelho controlado por um microcontrolador que utiliza seu conversor analógico-digital para sensoriamento de dois pontos distintos. Com este sinal modulado, o circuito torna-se grandemente imune às interferências externas.
Aplicações
As diversas aplicações para este tipo de circuito podem ser divididas em dois grupos: detecção pode reflexão e detecção por interrupção de feixe.
a) Detecção por reflexão
Neste tipo de aplicação, um feixe é projetado por LED emissor de luz infravermelha que, ao ser refletido por algum obstáculo, é detectado por um foto-transistor. Quanto mais próximo o obstáculo estiver do conjunto emissor-receptor, maior será a intensidade do sinal recebido. Se este sinal alcançar um limite