Sensor de nível
MEDIÇÃO DE NÍVEL ULTRASÔNICO OU ECOSSÔNICO:
Este tipo de medição baseia-se no princípio da reflexão de uma onda sonora em uma superfície criando o efeito ao qual chamamos de ECO.
Constitui-se de uma unidade emissora de um sinal ultrassônico e de uma outra unidade receptora deste sinal.
A montagem das unidades emissora e receptora é feita no topo do tanque de medição.
A unidade emissora envia um trem de pulsos de ondas sônicas, que serão refletidas na superfície do líquido. Parte desta onda refletida será captada pela unidade receptora.
O intervalo de tempo entre o envio do trem de pulsos e sua recepção é diretamente proporcional à distância percorrida pela onda, e portanto relaciona-se diretamente com o nível do tanque.
A velocidade do som no ar é dependente da temperatura do meio e por este motivo instrumentos deste tipo medem a temperatura no sistema de medição (espaço vazio entre o medidor e a superfície do fluido), e a utilizam para compensar as medições de nível quando ocorrem mudanças de temperatura.
Devido ao uso de modernos processadores, pode-se configurar estes instrumentos, informando-os sobre a geometria do vaso o que permitirá medir facilmente ainda volumes para quaisquer cotas de nível.
Pode-se ainda neutralizar o efeito de outros dispositivos presentes dentro de um sistema, como a haste de um agitador, por exemplo. Estes casos, conhecidos como alvos falsos, são facilmente desconsiderados após uma configuração adequada.
VISORES DE NÍVEL:
VISOR DE VIDRO TUBULAR:
Visores de nível são instrumentos simples, porém robustos, que ao serem instalados em vasos, colunas, reatores, tanques, etc, mostram diretamente em seu interior o nível dentro destes equipamentos
São utilizados para monitoração direta do nível em sistemas pressurizados (com até 200Kgf/cm2) ou atmosféricos, e ainda em processos produtivos com altas temperaturas internas, em torno de 350ºC ou mais.
Normalmente este instrumento tem dois pontos de conexão