Sensores de nível
É a altura do conteúdo, que pode ser sólido ou líquido, de um reservatório. Trata-se de uma das principais variáveis utilizadas em controle de processos contínuos, pois através da medição de nível torna-se possível:
Avaliar o volume estocado de materiais em tanques de armazenamento;
Realizar o balanço de materiais de processos contínuos onde existam volumes líquidos ou sólidos de acumulação temporária, reações, misturas, etc.;
Manter a segurança e controle de alguns processos onde o nível do produto não pode ultrapassar determinados limites.
Existem três tipos de medição de nível líquido:
Medição de nível direto: é a medição para qual tornamos como referência a posição do plano superior da substância medida.
Medição de nível indireta: é o tipo em que o nível é medido indiretamente em função de grandezas físicas como: pressão, empuxo, radiação e propriedades elétricas.
Medição de nível descontínua: é empregada para fornecer indicação apenas quando o nível atingir certos pontos desejados, como por exemplo, em sistemas de alarme e segurança de nível alto ou baixo.
SENSORES DE NÍVEL
Medição de nível por boia
Fig. 1.1 – Sensor de nível (boia)
Através da boia podemos ter uma visualização direta do nível do tanque. Também podemos determinar o volume com a formula abaixo:
Medição por pressão hidrostática
Este princípio utiliza a medição indireta através da pressão da coluna de liquido no fundo do tanque.
Fig. 1.2 – Sensor de nível (medição indireta)
Neste caso o valor da medição será exatamente pela medida da coluna de liquido do tanque. Através da pressão da coluna de liquido determina-se o nível.
Fig. 1.3 – Sensor de nível (diferencial de pressão)
Este sistema de medição utiliza um diferencial de pressão entre a pressão baixa na parte superior do tanque sem o liquido e a pressão alta na parte inferior do tanque com o liquido.
Medição por Elevação de zero
Cuidados devem ser tomados na medição devido