Sensibilidade, especificidade
Sensibilidade é a probabilidade de um teste ser positivo quando o individuo está doente. Então, quanto maior a sensibilidade um teste, maior será sua capacidade de detectar a doença quando um resultado estiver fora dos valores de referência.
Especificidade é a probabilidade de um teste ser negativo quando não existe a doença, ou seja, um teste é muito específico quando a maioria dos resultados é negativo na ausência de doença.
Valor preditivo positivo (VPP) é a probabilidade de o individuo estar doente quando o teste é positivo.
Valor preditivo negativo (VPN) é a probabilidade de o individuo não ter a doença quando o teste é negativo
Obs: o calculo dos valores preditivos leva em consideração a prevalência da doença na população e só se pode utilizados quando essa prevalência é conhecida. Assim, quanto maior for a prevalência maior será o VPP, quando são comparados testes com mesma especificidade e sensibilidade em populações diferentes.
Questão 2
Síndrome de De Quervain (enfermidade de De Quervain ou torcedura da Lavandeira)
É uma doença que ocorre pela constrição dolorosa dos tendões do músculo abdutor longo e extensor curto do polegar próximo ao processo estiloide do rádio. Freqüentemente associada a trauma crônico secundário, a sobrecarga das atividades diárias das mãos e punhos, também pode ser causada pela artrite reumatóide, artrite psoriática, trauma agudo e durante o período pós parto. É mais comum em mulheres de meia idade.
Teste de Finkelstein
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cHSSBt2sveY
O teste de Finkelstein é efetuado com o cotovelo do paciente flexionado e o antebraço numa posição de rotação neutra. A seguir pede-se ao paciente flexionar o polegar cruzando a região palmar e desviar o punho para o lado ulnar. Na presença de doença de De Quervain, essa manobra costuma produzir uma exacerbação acentuada da dor no antebraço, sobre o processo estiloide do rádio.