Trabalho de acurácia
FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Estatística II
Aluno: ANDRÉ OLIVEIRA
Resenha do artigo : Further statistics in dentistry Part 5: Diagnostic tests for oral conditionss
Quando clínicos querem dar um diagnóstico , geralmente enfrentam um número de possibilidades. Um diagnóstico teste juntamente com um exame clínico ,pode ser usado para excluir alguns diagnósticos prévios e especificar para o paciente qual sua doença.
Os testes de diagnóstico também podem ser utilizados para o rastreio ,objetivo do qual é determinar se os membros de uma população alvo saudável, são propensos a ter a doença ou a condição sob investigação. Freqüentemente o teste de triagem será um primeiro passo na seleção das pessoas que possam ter a condição,isso pode ser confirmado mais tarde usando procedimentos mais refinados
Um diagnóstico teste, visa estabelecer padrões e valores para que o diagnostico seja mais preciso , criando limites (máximos e mínimos) para que seja comprovada ou não a presença de tal enfermidade, valores que abrangem 95% como intervalo de referencia.
A FILOSOFIA DE TRIAGEM
Cabe ao dentista propor uma triagem minuciosa para investigação da enfermidade do paciente, e não a iniciativa partir do paciente.Aplicar testes como uma triagem bem feita pode solucionar e evidenciar problemas, mesmo os que o paciente não queixar.
Assim, por exemplo, se uma criança tiver resultados positivos em uma triagem na escola para cárie dentária ,seria errado dizer 'Este exame demonstrou que você precisa de tratamento dentário ", mas mais correto dizer “Este exame indicou que você provavelmente poderia se beneficiar a partir de um exame mais detalhado do seu dentista, ou escola,se vc não tiver feito tal exame recentemente.”
Além disso, condições como custo da intervenção , condições de trabalho, se a doença constitui ou não um problema real daquela população, devem ser levados em consideração.
SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE DE UM TESTE
Os testes