Senhorita
A busca da eficiência através da ênfase na estrutura. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas:
1. técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa
2. comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação
3. financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais
4. segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas
5. contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas
6. administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções[3]
As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa.
Teoria das Relações Humanas
A teoria das relações humanas da administração está diretamente ligada as conclusões da experiência de Hawthorne sendo elas: nível de produção é resultante da integração social; comportamento social dos empregados; recompensas e sanções sociais; grupos informais; relações humanas; importância do conteúdo do cargo; ênfase nos aspectos emocionais. Ocorre um movimento contrario a teoria clássica da adm, onde visa tratar a organização observando o individuo e o grupo.
“homem social”.
Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores; As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações, por meio dos grupos sociais com que interagem; O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança, As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores