Resenhas Criticas
Artes.
Juína/MT.
Abril/2013
Euclides da Cunha.
Aluna: Divanir José dos Santos.
Professora: Juceli
Euclides da Cunha.
Euclides Rodrigues Da cunha foi um escritor sociólogo, repórter jornalístico, historiador, geógrafo, poeta e engenheiro brasileiro.
Euclides nasceu em 1866 em uma fazenda em Cantagalo no RJ, viveu nesta fazenda até seus três anos ,quando sua mãe faleceu ,deixando ele e sua irmã órfãos. Com a morte de sua mãe ele e sua irmã passaram a viver com parentes.
Aos 17 anos se ingressou no colégio Aquino, aos 19 passa para a escola politécnica e aos 20 a escola militar da Praia Vermelha, onde recebeu formação positiva, de oposição monarquia, mas sua permanência na escola foi curta, pois durante um momento de reunião Euclides se remete a um gesto de indisciplina e critica a monarquia atirou sua arma aos pés do ministro da guerra, sendo que esta deveria apresentar a passagem do ministro.
Seu gesto foi atribuído pela liderança da escola como uma fadiga por excesso de estudo porém Euclides não aceitou veredito ,foi julgado pelo conselho de disciplina ,e em 1888 desligou-se do exercito se ingressando então a repórter jornalista.
Euclides foi o primeiro tenente e bacharel em matemática, ciências, física e naturais.
Durante a guerra dos Canudos escreveu dois artigos chamados de “A nossa vendeia” e em cinco anos reuniu materiais para a criação de sua obra os sertões.
Visando uma vida estável que era difícil com engenheiro Euclides prestou concursos para assumir a cadeira de lógica de um colégio.
Em 1909 Euclides morre indignado com a separação com a esposa que tinha lhe trocado pelo cadete Dilermando de Assis, inconformado com a traição que sua mulher fez com ele, Euclides invade a casa do Cadete e dispara contra ele três tiros, porém o Cadete reage e atingi Euclides que não consegue escapar e morre.
Euclides teve em suas