Senhora Analise
CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE POSSE
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ INGLÊS
DEISE ANNE DA SILVA SANTOS
ANÁLISE DO LIVRO SENHORA DE JOSÉ DE ALENCAR
POSSE-GO
2015
ANÁLISE DO LIVRO SENHORA
O livro Senhora de José Martiniano de Alencar é um romance urbano escrito na metade do século XIX, durante o Segundo Reinado. O tempo é cronológico, mas não obedece a linearidade, pois as datas não são citadas e se mistura entre acontecimentos atuais e passados. A ambiência que o livro tem é o espaço central da cidade de Rio de Janeiro, no bairro das Laranjeiras.
O foco narrativo é expresso em terceira pessoa e trata-se de um narrador onisciente que interfere na história para chamar a atenção do leitor, uma vez que aparece características da realidade do mesmo, e seus relatos da a impressão de veracidade.
O romance que descreve a história de amor da jovem Aurélia se divide em quatro partes, sendo elas: O preço, Quitação, Posse e O resgate. Cada parte mostra uma atitude diferente da protagonista, na qual ela expressa seu amor e vingança por Fernando Seixas.
Na primeira parte o autor descreve a Aurélia, uma moça jovem, rica que frequenta bailes da alta sociedade e possui muitos admiradores. Após ir a um baile se questiona sobre o seu destino e pede para seu tio Lemos lhe arrumar um casamento com Fernando Seixas. Seixas aceita o pedido pelo valor do dote, sem saber a identidade da noiva, pois ele era de uma família pobre e acreditava que com o valor do dote poderia ajudar sua mãe e suas irmãs. Ao ser apresentado a Aurélia, Seixas se sente envergonhado, porque ele rompeu o noivado com a mesma para ficar com Adelaide que possuía mais dinheiro. Na noite de núpcias, Aurélia conta para Seixas o motivo de ter comprando-o e diz que ele é um homem vendido.
A segunda parte acontece um retorno ao passado, explicando a trajetória de vida de Aurélia. Os pais da jovem, Emília e Pedro Camargo, casam secretamente sem o consentimento da família de ambos e