Senhor
VALBER BUARQUE
ECONOMIA VERDE E CIDADANIA
RECIFE – PE, ABRIL DE 2014
Valber Buarque
Economia Verde e Cidadania
Trabalho apresentado a Universidade de
Pernambuco para obtenção de nota na disciplina de Sociologia e Meio Ambiente
Recife – PE, Abril de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DEZ SETORES FUNDAMENTAIS PARA A ECONOMIA VERDE
2.1. AGRICULTURA
2.2. CONSTRUÇÃO
2.3. PESCA
2.4. SILVICULTURA
2.5. ABASTECIMENTO DE ENERGIA
2.6. INDÚSTRIA
2.7. TURISMO
2.8. TRANSPORTES
2.9. MANEJO DE RESÍDUOS E ÁGUA
3. CONCLUSÃO
5
6
7
7
8
8
9
10
10
10
11
13
INTRODUÇÃO Por meio deste projeto de pesquisa sobre o tema Economia Verde e Cidadania, nós abordaremos o real significado de economia verde, o que é preciso para atingir um real “esverdeamento” da economia, onde é preciso investir, e qual o papel do cidadão comum nesse processo. Muito se fala sobre a conservação do meio ambiente. A cada dia que se passa a Terra é mais afetada pela ação humana, que causa interferências climáticas e geológicas, mas pouco se faz para mudar esse cenário.
Outro objetivo deste projeto de pesquisa é mostrar projeções das consequências dessas más influências e que atitudes relativamente simples podem por um fim a esse futuro indesejado, sem impedir o desenvolvimento ou lucratividade dos setores econômicos.
2. DEZ SETORES FUNDAMENTAIS PARA A ECONOMIA VERDE
Economia verde refere-se a todos os processos econômicos a serem utilizados e aplicados em um determinado local, de forma a preservar e estimular a sustentabilidade ambiental e promover um desenvolvimento no âmbito social, através da geração de empregos e melhoria do bem estar humano.
O principal objetivo da economia verde é parear lucratividade com igualdade social, através da redução dos impactos ambientais. Seus principais meios de