Macroeconomia
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA (LOG 1N)
MACROECONOMIA:
MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
Definição:
O Mercado de bens e serviços tenta responder como se comporta o nível de atividades através da analise de todos os bens produzidos pela economia durante um determinado período de tempo e determina o chamado produto nacional. O preço desses produtos, que representa uma média de todos os preços produzidos, é o chamado nível geral de preços.
Exemplos: PIB, PNB e IGP.
VARIÁVEIS DETERMINADAS PELO
MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
• Nível de Renda e Produto Nacional
• Nível de Preços
• Consumo agregado
• Poupança agregada
• Investimentos agregados
• Exportações totais
• Importações totais
CONCEITOS IMPORTANTES:
Oferta e Demanda Agregadas
Demanda
agregada: Demanda total
de
bens
e
serviços
numa
dada economia para um determinado momento e nível dos preços. Depende da quantidade de moeda em poder dos agentes econômicos (consumidores, empresas, governos), das despesas e impostos a que estão sujeitos e de outras variáveis.
Oferta
agregada:
Quantidade
de bens e serviços que
uma
ou
mais empresas podem oferecer, e depende dos recursos de capital (nível de poupança e bens de capital), dos recursos de trabalho (quantitativa e qualitativamente considerado)
disponíveis numa economia.
e
dos recursos
naturais e
tecnológicos
EQUILÍBRIO DE MERCADO
O equilíbrio de mercado é a situação em que o preço e a quantidade do bem desejado pela demanda e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem. O termo "equilíbrio" é utilizado porque numa situação como a descrita não existem quaisquer incentivos para aumentar ou diminuir o preço, desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as