REAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
REAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Suzano, SP
2014
1- INTRODUÇÃO TEÓRICA
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial, onde as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. ( RUSSELL, J. B.; GUEKEZIAN, M. “Química Geral”. 2.).
A mistura de duas soluções iônicas pode propiciar a ocorrência de reações químicas entre os íons das soluções. A formação de sólidos, a alteração da cor, a variação de temperatura ou a liberação de gases são evidências experimentais da ocorrência dessas reações. A reação entre íons em solução aquosa ocorre sempre que há possibilidade de se formarem compostos de baixa solubilidade ou pouco ionizados. ( Química Vol. Único).
2- OBJETIVOS
Reação de precipitação;
Reação de Neutralização;
Reação de formação de gás;
Reação redox;
3- MATERIAIS E MÉTODOS
3.1- Materiais utilizados
Estantes de tubos de ensaio, pipetas Pasteur, béquer de 100 ml, bastão de vidro e espátula.
3.1.2 - Reagentes utilizados
Cloreto de Sódio 0,1M, Brometo de Potássio 0,1M, Iodeto de Potássio 0,1M, Acetato de Sódio 0,1M, Carbonato de Sódio 0,1M, Cloreto de Ferro III 3%, NaOH 10%, Nitrato de Prata 5%, Fio de Cobre, Sulfato de Cobre II 2M, Prego, HCL1M, Alumínio Metálico, NaOH M, Tiossianato de Amônio 5%, NaOH em Pastilhas e Carbonato de Cálcio.
3.2 – Métodos
3.2.1 – Observando as reações Químicas.
Em um tubo de ensaio adicionou-se 2 ml de solução de cloreto de sódio a 2 ml de solução de brometo de potássio e observou-se.
OBS: houve uma pequena queda da temperatura..
Em um outro tubo de ensaio adicionou-se 2 ml de solução de cloreto de ferro III e adicionou-se a seguir 2 ml de solução de hidróxido de sódio a 10% e observou-se.
Obs: Houve formação de um precipitado marrom, insolúvel.
Em um tubo de ensaio