Redução de Danos
Redução de Danos implica em uma intervenção para aborda as questões associadas ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, em vários aspectos promove estratégias de prevenção e tratamento a diminuição do uso da drogas sendo ela do mais agravos ou até mesmo a abstinência.
A partir da década de 80, surgiu com enfoque acrescente a redução do vírus da Aids. Um movimento internacional, onde deu abordagem aos problemas com uso de drogas. As primeiras intervenções adotada e sistematizada em programas de saúde foi em 1926, na Inglaterra onde as primeiras sementes do conceito de redução de danos fizeram sentido. A partir desta época o programa foi crescendo e ao logo do tempo em 1993, através do governo de Santos que implantou o primeiro projeto no Brasil, lançando mão da figura dos redutores de danos como agentes de promoção e prevenção em saúde. 1995 – Em Salvador, Bahia, surge o primeiro Programa de Redução de Danos (PRD) do Brasil a realizar troca de seringas. Depois deste, surgir vários projetos nos estados brasileiros, com o foco de estratégia de atenção aos usuários de drogas.
O Programa
O uso indevido de álcool está associado com violência, acidentes é danos á saúde. Apesar de todos esses problemas, o uso de álcool está inserido em nossa cultura brasileira. Em salvador estar ligado á festas populares, como carnaval, ensaio de verão, festas culturais... Etc. Diante desses fatores, as políticas públicas brasileiras, sobre o álcool contemplam a redução de prejuízos com as importes estratégia de mensagens e intervenções que elaboradas para servir ao usuários que reflitam e almejam a reduzir os males decorrentes do consumo.
Esse programa esta direcionada em trabalhos para toda a família, com o publico alvo de crianças, adolescentes até a terceira idade, apostado em trabalhos comunitários com a perspectiva de qualidade de vida é saúde no geral, ligado também a rede de assistência para os usuários de álcool e