Senhor
Em posse de tais dados, consciente das tendências atuais estudadas na disciplina, estabeleça, pelo menos, 2 (dois) possíveis cenários para cada uma destas áreas –população mundial e consumo energético – sendo um deles para o ano de 2020 e o outro para 2050. O crescimento populacional mundial tem se mostrado preocupante, em face dos recursos limitados de que nosso planeta dispõe. A população mundial em 2005 era cerca de 6,5 bilhões de habitantes e a estimativa para o ano de 2015 é de que atinja a marca de 7,3 bilhões de habitantes[1]. Este aumento populacional certamente causará um grande impacto na matriz energética mundial. Podemos entender por matriz energética:
[...] toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos, é uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região[2].
Desta forma, fazem parte da matriz energética mundial o carvão mineral, o gás natural, o petróleo, a energia elétrica e a energia atômica. Essas fontes de energia são limitadas e sabe-se que se esgotarão um dia. Este esgotamento se dará mais cedo, caso não sejam controlados o crescimento populacional e o consumo descontrolado de energia. Diante do quadro apresentado, traçaremos uma previsão para o ano de 2020, visando à relação entre crescimento populacional e fontes de energia mundiais. Para o ano de 2020, haverá cerca de 7,7 bilhões de seres humanos na face da terra[3]: um aumente de 1,2 bilhões, ou 18,5%, em relação ao ano de 2005. É um incremento populacional bem expressivo e certamente acarretará um esforço maior sobre a matriz energética mundial. Contudo, devido às diversas políticas econômicas adotadas por diversos países, entre eles o Brasil, o