Cluster - vale do cilício
592 palavras
3 páginas
CLUSTER – VALE DO SILÍCIOQuando uma região geográfica definida começa a concentrar um grande número de empresas, instituições ou demais agentes que se relacionam entre si e formam um entorno de conhecimento especializado e vantajoso competitivamente, denominamos de Cluster, conceito que, foi popularizado pelo economista Michael Porter por volta de 1990. Também segundo Porter, um Cluster tem o potencial de melhorar a competitividade industrial de três diferentes formas:
• Incrementando a produtividade das empresas ligadas ao cluster;
• Impulsionando a inovação;
• Estimulando a criação de novas empresas;
Existem diversos Clusters industriais como, por exemplo, da indústria automotriz, tecnologia da informação, turismo, negócios, petróleo, gás, produtos agrícolas etc.
No mundo, há três exemplos de Clusters de tecnologia: um no Vale do Silício (ou Silicon Valley em inglês) que se localiza na Califórnia, Estados Unidos; e o outro exemplo é o Kista que se localiza na Suécia; e por ultimo o Silicon Wadi, em Israel. Focaremos nosso trabalho no Cluster do Vale do Silício.
O Vale do Silício é uma região da Califórnia – EUA, que abrange cidades como São Francisco, Palo Alto, Santa Clara e San José, e é onde se localizam um conjunto de empresas implantadas a partir de 1950 com objetivo de gerar novas inovações tecnológicas e científicas, destacando-se na criação de ‘’chips’’ para eletrônica e informática.
A industrialização da região só teve inicio na década de 90, porém, o seu impulso se deu com a segunda guerra e principalmente com a guerra fria e teve início por volta de 1900 com a produção de rádios. Para se ter uma idéia, as empresas do Vale do Silício que forneceram os circuitos dos computadores que guiaram a nave Apollo. Muitas empresas que estão hoje como as maiores do mundo foram geradas lá, a exemplo de Apple, Google, Yahoo, HP, Intel, Microsoft, entre muitas outras. Há quem diga que ele foi criado pelo governo