senhor
HISTÓRIA
As corridas de estafetas aparecem pela primeira vez em 1880 nos Estados Unidos. Quando os Bombeiros de Nova Iorque resolveram organizar competições com fins de ajuda e de caridade, onde a cada 270 metros, passavam o testemunho que na altura era uma bandeira para o seu colega de equipa.
Todavia os professores da Pensilvânia viram nesta corrida uma forma de conteúdo lúdico e como forma de desenvolver a cooperação e o espírito de grupo e assim em 1893 organizam a primeira prova oficial de estafetas. O Testemunho na altura utilizado era de madeira e tinha cerca de 30 centímetros de comprimento e posteriormente substituíram por um de plástico.
A primeira prova de estafetas em Jogos Olímpicos foi em 1908, em Londres, mas na altura com uma forma diferente da actual já que a prova foi composta por 2 corridas de 200 metros, uma de 400 metros e uma de 800 metros tendo os atletas percorrido assim os 1600 metros, exactamente a mesma distância que se corre actualmente os 4×400 metros.
Os modelos actuais dos 4×100 e 4×400 começaram a ser corridos em 1912 em Estocolmo. A versão feminina dos 4×100 metros fez parte dos Jogos Olímpicos de Amesterdão em 1928, e a dos 4×400 metros em Munique no ano de 1972.
REGRAS
O aspecto técnico e táctico mais importante nas corridas de estafetas é a entrega e recepção do testemunho, o que exige grande concentração e muito treino entre os atletas durante as provas. A passagem de testemunho deve ser feita mão a mão e dentro da zona de transmissão, zona esta marcada na pista.
Esta prova de corrida é composta por 4 atletas, em que cada um transporta um testemunho que depois de percorrida a distância, deve ser entregue ao colega dentro de uma zona específica, pois caso seja ultrapassada sem o testemunho a equipa é desclassificada.
O testemunho é um tubo oco por dentro, normalmente feito em metal extremamente leve, tem de possuir um peso não inferior a 50 gramas e deve ser transportado na mão durante todo o