senhor
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS – CCA
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
PLANO REAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA
FELIPE LOPES DE CAMARGO
Matr.1010256/1
FORTALEZA-CE
JANEIRO, 2013
1
FELIPE LOPES DE CAMARGO
PLANO REAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Monografia
apresentada como exigência para obtenção do grau de
Bacharelado em Economia da
Fundação
Edson
Queiroz
Universidade De Fortaleza.
Orientador: Augusto Marcos C. de Sena
FORTALEZA-CE
2013
2
Dedico este trabalho à minha família e aos meus professores, que forneceram todos os recursos necessários para tornar a satisfação desse trabalho possível.
3
RESUMO
Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Economia como requisito indispensável para obtenção da nota final da disciplina Monografia II.
Esta pesquisa de conclusão de curso pretende explorar os diversos arcabouços teóricos da moeda e da inflação, visando ilustrá-las nas diversas medidas adotadas para o caso da inflação brasileira e do seu combate, em especial no Plano Real. A problematização do trabalho surge na necessidade de retorno às origens teóricas de forma a compreender as divergências práticas que tornam uma crise econômica possível, em suas devidas previsibilidades. Diante de um anseio por uma reinterpretação dos dados factíveis que ilustraram todo o desempenho do plano, o trabalho visa criticar as medidas, não por terem sido consideradas ineficientes, mas para compreender a relação entre teoria e prática atualmente, compreendendo uma série de inferências do autor das alternativas implícitas de teorias porventura negligenciadas. Conjuntamente a isso, os autores mais relevantes escolhidos nessa pesquisa são colocados diante de uma dialética argumentativa cuja síntese é utilizada de acordo com a evolução do trabalho. Posteriormente, uma análise histórica e macroeconômica é feita para observação dos mais relevantes indícios do sucesso do plano,