senhor
Aurélia era uma moça pobre, órfã de pai. Sua mãe com medo de morrer, aconselhava sempre a filha a casar-se para não ficar desamparada. Por ser uma moça extremamente linda e cativante conquistou vários admiradores, dentre eles o amor de sua vida, Fernando Rodrigues Seixas.
Fernando e sua família levavam uma vida na miséria. Ele acabou ficando perdidamente apaixonado por Aurélia pedindo sua mão em casamento, porém logo mudou de ideia, pois ele continuaria pobre, por ser muito ambicioso optou por deixar de viver essa paixão para subir na escala social. Em razão de sua ambição o noivado foi rompido, resolvendo se casar com Adelaide, pois receberia um dote de trinta mil contos de réis.
Neste período sua mãe e seu avô faleceram, seu avô paterno lhe deixara uma rica herança, em razão disso Aurélia tornou-se uma moça rica e a mais cortejada do Rio de Janeiro. Sua tutela foi entregue ao seu tio Lemos, mas ela preferiu ficar com sua amiga D. Firmina, uma amiga que a amparou quando ficara sozinha no mundo.
Fernando então viajou para Recife tentando escapar do casamento com Adelaide. Com sua ausência, Adelaide aproveitou para se reaproximar de Dr. Torquato Ribeiro. Aurélia devolveu para Fernando cinquenta mil contos de réis que lhe devia e assim o pai de Adelaide lhe consentiu a mão da filha. Quando Fernando voltou já estava livre do casamento então Lemos lhe fez a proposta em se casar com uma moça por cem mil contos de réis, ele aceitou e recebeu um adiantamento de vinte mil contos de réis, mais tarde conheceu a moça, era Aurélia, Fernando ficou surpreso, mas muito feliz, pois a amava.
Fernando e Aurélia se casaram. Na noite de núpcias Fernando se declarou e Aurélia friamente lhe entregou o resto do dote, pois acabara de comprá-lo. Não mantinham uma vida de casados, dormiam em quartos separados, mas perante a sociedade eram um casal perfeito. Decorrendo-se o tempo, Fernando dedicou-se ao trabalho de servidor público e Aurélia se isolou de tudo e