Senhor
1. FERRAMENTAS MANUAIS
1.1 Introdução
Ferramenta é todo instrumento que o homem utiliza para execução de um determinado trabalho. Portanto, a utilização de ferramentas é de fundamental importância para os serviços de reparo e manutenção de máquinas e equipamentos das diversas áreas das indústrias. Vários são os tipos de ferramentas empregadas para as manutenções e reparos, estas podem ser classificadas de acordo com o trabalho executado em ferramentas de: medição, torção, percussão, preensão, especiais, limpeza e corte.
1.2 Ferramentas de Medição
Os instrumentos utilizados em oficinas de manutenção são muito variados, dependendo da precisão desejada, podendo ser classificados em dois grupos de medição: direta ou por comparação.
1.2.1 Instrumentos de medição direta
As ferramentas de medição direta são aquelas as quais as medições realizadas são expressas diretamente no instrumento. As ferramentas de medição direta mais utilizada são:
Escala: geralmente de aço inoxidável, tem a escala graduada em um dos dois lados e são utilizadas para medições com aproximação de milímetros (sistema internacional) ou polegadas (sistema inglês). São encontradas em diversos tamanhos com aproximação de leitura de 0,5 mm ou 1/64”, figura 1.1.
Fig. 1.1 – Escala em aço inoxdável
Paquímetro: normalmente o instrumento de medida mais utilizado em oficinas e indústrias, tem uma escala fixa em milímetros e polegadas e duas escalas móveis ou nônios, como mostrado na figura 1.2. Este instrumento permite medir interiores, exteriores e profundidades sendo a aproximação da leitura de até décimos de milímetro, 1/128” e 0,001”.
Fig. 1.2 – Paquímetros: convencional, digital e com relógio comparador
Micrômetro: utilizado para efetuar medições lineares quando a medição requer uma precisão acima da possibilidade com um paquímetro e é fabricado com precisão entre 0,01mm e 0,001”, figura 1.3.
Fig. 1.3 – Micrômetros: convencional e digital