critca & resumo
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQ 328 – TEORIA DA PRESERVAÇÃO – 2014/II
Prof. Luiz Fernando Reis Alunos: Gabriel Viana 77356, Lorena Ravazzi 74181, Rafael Braga 74201, Victor Brandão 70153
O Resumo é um texto de grande utilização como meio de síntese e recapitulação de um obra, capaz de expor determinado assunto contemplando pontos que caracterizam a essência do trabalho original. Segundo a NBR 6028:2003, tal apresentação concisa pode ser classificada em três diferentes tipos: resumo informativo, resumo indicativo e crítico. Tendo esses, respectivamente, como objetivo de ofertar ao leitor informações de finalidades, metodologias e conclusões, necessitando de uma busca no arquivo de origem para obter dados qualitativos e quantitativos mais completos, caso seja oportuno e resumir com uma bagagem crítica/analítica o material, impondo sobre ela conclusões pessoais.
Equivalente ao resumo crítico, a resenha é uma produção textual onde se apresenta a obra de forma resumida, justaposta a uma apreciação crítica. Ela consisti na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito valorativo sobre o texto resenhado. Além de apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra, a resenha visa também incentivar a leitura.
Resumindo e avaliando criticamente, de forma positiva ou negativamente, um texto.
Tais conclusões são construídas em uma pesquisa prévia sobre o assunto, bebendo de outras fontes bibliográficas para que o resultado de análise seja mais denso e conciso. Algumas classificações inserem um tipo de resenha denominado de descritiva, no qual isentamno da sua função crítica. Todavia, o cerne da produção de resenhas é seu cunho analítico, retirando tal essência o texto se torna resumo.