Senhor
1 – Principais representantes e período de efervescência?
2 – Objeto de estudo?
3 – Qual a metodologia utilizada?
4 – Como o comportamento é entendido pelos behavioristas?
5 – Qual a diferença entre o comportamento respondente e o comportamento operante?
6 – Qual o papel dos reforçadores na abordagem behaviorista?
7 – Como os estímulos são percebidos no behaviorismo?
8 – Escolha uma situação cotidiana e, a partir do olhar behaviorista, procure aplicar os conceitos estudados.
Behaviorismo ou Comportamentalismo, é um conjunto de teorias psicológicas que estabelecem o comportamento como o principal objeto de estudo da psicologia. Teve como principais representantes Jacques Loeb, Edward Lee Thorndike, Ivan Petrovitch Pavlov, Vladmir M. Bekhterev, Edwin B. Holt, Skiner e Watson. A efervescência dessa teoria se deu pela caracterização do comportamento como objeto de estudo que mostrava a consistência necessária para a Psicologia Científica da época, objeto esse que era observável e capaz de ser medido, já que o Positivismo era predominante. Desse modo, o Behaviorismo teve seu desenvolvimento na época em que a Psicologia buscava se estabelecer como ciência.
O Behavirosismo tem o comportamento humano como objeto de estudo. Para que houve-se uma análise mais detalhada desse objeto de estudo, o método aplicado era o conceito de "Estímulo - Resposta". É a partir daí que o ser humano passou a ser estudado como produto das associações estabelecidas durante toda a sua vida entre os estímulos do meio e as respostas que são apresentadas pelo comportamento.
Sendo o comportamento o objeto de estudo da Psicologia, de acordo com os behavioristas, podemos dividi-lo em dois tipos: respondente e operante.
O comportamento respondente, também conhecido como reflexo ou involuntário, é uma relação na qual um estímulo do ambiente provoca uma resposta específica no organismo, independente da aprendizagem, esse comportamento é incondicional. Ao colocarmos