treinamento
Seção
INCÊNDIO
POP
Página
Versão
Modelo
1/5
1ª
ANALÍTICO
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
1. FINALIDADE
Padronizar e otimizar as operações do CBMERJ, bem como mitigar a ocorrência de desvios na execução de tarefas fundamentais para o funcionamento correto do processo de atendimento de ocorrências emergenciais do tipo INCÊNDIOS EM EDIFICAÇÕES.
2. DISPOSIÇÕES GERAIS
As operações de combate a incêndio desenvolvem-se sequencialmente pelas seguintes fases:
Deslocamento
Isolamento da área e evacuação
Reconhecimento do local
Estabelecimento
Ataque
- Combate a incêndio
- Salvamento
- Proteção
Inspeção e rescaldo
Recolhimento de materiais e abastecimento
Inspeção final
Entrega do local
Retorno à UBM
3. PROCEDIMENTOS
3.1. Deslocamento – Coletar durante o deslocamento o máximo de informações possíveis junto à SsCO; não esquecer de levar pelo menos 3 rádios portáteis ou providenciar algum tipo de comunicação eficiente entre os chefes das guarnições e o comandante de operações.
3.2. Isolamento da área e evacuação – Isolar somente o necessário, prestando atenção com a possível evolução do sinistro; para tanto, as edificações adjacentes dentro desse raio devem ser evacuadas. Utilizar fita de isolamento, cones e cordas para demarcar o isolamento.
3.3. Reconhecimento do local – O serviço de reconhecimento é feito pelo comandante com o auxílio dos chefes das guarnições empenhadas e consiste na avaliação das condições em que se desenvolve o incêndio, de modo que possa identificar e dimensionar as ações a tomar. O reconhecimento inicia-se com a chegada do socorro e pode começar no
Elaborado por:
Emissão:
/ /
Revisão:
/ /
Aprovação:
Ch EMG
Incêndio em Edificações
SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ESTADO MAIOR GERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL
CORPO