senhor
Quando alguém diz: "Eu continuo subindo pelas paredes nessa empresa", David Grove aceita que a metáfora é uma descrição perfeita da experiência dessa pessoa. Deste modo, qual é o tipo da parede, onde está, seu tamanho e forma, a direção da subida, tudo será a representação de como é ter a experiência desta pessoa.
Além do trabalho de Grove, Metaphors in Mind incorpora idéias da lingüística cognitiva, da teoria sistemas auto-organizantes, da dinâmica evolucionária e da Programação NeuroLingüística (PNL).
Metáforas embutidas
Uma conversa habitual está repleta (na maior parte inconsciente) de metáforas. De fato, é "duro" "achar" uma frase do "dia a dia" que não "contenha" uma metáfora "escondida":
Deu branco na minha cabeça.
Tem um vazio no meu conhecimento.
Eu estou me sentindo para baixo hoje.
Obviamente essas frases não são metáforas até que "branco", "vazio" e "para baixo" são examinados com mais atenção. Nós chamamos essas e as expressões similares de metáforas embutidas visto que a sua natureza metafórica está encoberta pelo costume e familiaridade. Logo que você começa a reconhecer as metáforas embutidas, você irá percebê-las em tudo que é lugar. 1
Linguagem Clara
David Grove descobriu que quando nós ignoramos as metáforas da outra pessoa ou introduzimos as nossas próprias, nós "contaminamos" inconscientemente a experiência dessa pessoa. Isso está correto numa conversa comum, mas não se você quer