Matematica financeira 4 semestre atps etapa 3 e 4
MATEMÁTICA FINANCEIRA
4° Semestre
Taxa de juros compostos. Equivalência de capitais a juros compostos. Noções sobre inflação e Amortização de empréstimos.
Novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Nessa Atividade estaremos mostrando de forma prática os conceitos utilizados em taxas equivalentes no regime de capitalização composta, e também identificar a taxa de juros de uma sequência de pagamentos uniformes, seja postecipada ou não. Estaremos falando também sobre os principais sistemas de amortização existentes e porque os juros a longo prazo e a correção monetária podem colocar você em situação desconfortável no financiamento de imóveis. DESENVOLVIMENTO
ETAPA 3
PASSO 1
Taxas a juros compostos que fazem parte da economia do Brasil
Ao financiar um bem, o consumidor precisa estar atento à taxa de juros praticada pela financeira. Nem sempre a taxa é divulgada, pois em muitos casos, vende-se supostamente sem juros. A questão é simples: se ao consumidor é oferecido um pequeno desconto à vista, então existem juros.
Muitas pessoas acabam realizando maus negócios e pagando juros altos em financiamentos, enquanto seu dinheiro está aplicado a uma taxa bem mais baixa.
Atualmente, no Brasil, não é incoerente afirmar que na maioria das oportunidades para o consumidor de compra no varejo tem algum tipo de juros embutido e não divulgado, principalmente se a forma de pagamento oferecida for parcelada e sem juros.
Ao identificarmos os juros praticados pelo mercado, nos consumidores, internalizamos a importância de compra à vista. Agindo desse modo, a situação se inverte, e nos acabamos aplicando nosso dinheiro na própria compra.
Aos poupadores, saber identificar o rendimento de suas aplicações e com eles realizar planos futuros é um excelente negócio. Aos tomadores, escolher a fonte de empréstimos mais barata é imprescindível à quem deseja recuperar a saúde financeira.
Portanto quanto mais juros se paga, menos o consumidor tem