Senhor
Com o passar dos últimos anos, a área de T.I. ganhou grande força nas redes varejistas. Porém, quando se trata de uma rede varejista, há uma gama muito ampla de produtos que podem ser comercializados como, por exemplo, de roupas até materiais de construção civil. Citando o exemplo de uma rede de roupas, as novas tecnologias podem ser utilizadas de maneiras que atinjam os clientes pela Internet, fazendo as “lojas virtuais”, campanhas que façam as pessoas interagirem mais com o conceito de cada marca possibilitando uma customização maior, aplicativos de celulares que sejam enviadas ofertas automaticamente, etc. Caso essa mesma rede seja também fabricante, os sistemas podem ser integrados entre Loja~Fábrica para que sejam mantidos e analisados relatórios de quantidades de peças que são vendidas, quais peças são mais vendidas, buscar a diminuição de estoques ou até mesmo um aumento e controle de estoques (no caso varia o sistema de produção de cada empresa).
Todavia, uma rede varejista de materiais para construção já não possui tanta força (ainda) em vendas pela internet. Nesse caso, o foco das tecnologias seria o maior controle de estoques, a automação visando à agilidade de atendimento ao consumidor para eliminar filas e esperas, uma possível conexão direta com fornecedores de determinado item para que se saiba antecipadamente qual será sua necessidade futura, etc.
O ponto chave das novas tecnologias da informação para as empresas é saber utiliza-las eficazmente para se destacar dos concorrentes. Isso é levado a um grande estudo e investimento para que haja maior organização na empresa, redução de custos e aumento de lucros, maiores quantidades de vendas, entre outros.