senhor
Professor: Wilton Damásio
O que é Metodologia:
Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento.
Metodologia é o campo em que se estudam os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento, consiste em uma reflexão acerca do conjunto de métodos lógicos e científicos. No princípio foi concebida como uma parte da lógica que se ocupava das formas particulares do pensamento e da sua aplicabilidade. Atualmente, apesar de tudo, não se aceita que a metodologia seja relegada exclusivamente para o âmbito da lógica, já que os métodos se aplicam a distintos campos do saber.
Cada área possui uma metodologia própria, a metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo de ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: (tradicional, tecnicista, investigativa).
TRADICIONAL
O método tradicional também chamado de conteudista ou convencional predominou desde o século 19 até 1950 e, embora não seja considerada a mais adequada para as práticas atuais, ainda é adotada. O foco é tomar contato com os conhecimentos existentes sobre determinado tema, estratégias de ensino, aulas expositivas, sendo o professor e o livro didático as únicas fontes de informação, com o incentivo à memorização de definições, e a experimentação em laboratório para comprovação da teoria.
TECNICISTA
O método tecnicista surgiu na década de 1950, para se contrapor à concepção tradicional. O foco era reproduzir o método científico, baseado em estratégias de ensino, aulas experimentais em laboratório, com ênfase na reprodução dos passos feitos pelos cientistas.
INVESTIGATIVA
A metodologia investigativa, foi criada em meados dos anos de 1970, mesclou algumas