senhor
Resenha: The Tragedy of Commons
1. Informação Bibliográfica:
Hardin, G. The Tragedy of Commons. Science. v. 162, p. 1243–1248, 1968.
2. Dados sobre a obra:
O objetivo do artigo é mostrar que não existe nenhuma solução técnica para o problema populacional.
Hardin argumenta que o problema do crescimento populacional não pode ser resolvido por nenhuma tecnologia ou inovação. O biólogo adapta a ideia de Malthus ao dizer que a capacidade de carga finita da Terra impede o crescimento contínuo da sua população. Para ilustrar essa tese, o autor cita um exemplo hipotético formulado pelo matemático Lloid em 1833. Conhecida como tragédia dos comuns, a estória se desenvolve num local onde há um pasto comum ao gado de todos os pastores. Durante centenas de anos os pastores conviveram dividindo esse recurso comum sem problemas enquanto viviam de forma precária. Porém, quando eles conquistaram a estabilidade social, a população de pessoas e gado começou a ultrapassar o limite da capacidade de carga do terreno. O colapso só poderia ser evitado se cada pastor limitasse voluntariamente o número de gado no pasto comum, porém cada pastor pensando no seu auto-interesse e temendo que os outros pastores continuassem sua atividade pastoril se manteve indiferente a esse problema. Desse modo, a liberdade no uso dos recursos comuns trouxe a ruína de todos com o fim do pasto.
O autor ilustra o problema dos recursos comuns com vários outros exemplos. Ele enfatiza os problemas da poluição e da procriação humana.
No primeiro problema, o autor fala sobre a poluição do meio ambiente gerada pelas empresas e pessoas ao eliminarem seus rejeitos no recurso comum da natureza. Desse modo a poluição é causada pelo desenvolvimento econômico acompanhado do aumento populacional. Pode-se buscar evitar esse problema decretando leis proibitivas ou leis administrativas que regulam o uso dos recursos da natureza. Esse último modo é problemático porque essa