Senhor
Departamento de ambiente, saúde e tecnologia
Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação
TIC 3º Ano
Sistema de Informação II
Reengenharia de sistemas
Participantes: Éder Pereira Frediane Correia Ravi Lopes
A Docente:
Prof. Emilita Leger
Índice
Introdução
A cada dia que passa torna-se mais difícil para uma organização ou uma empresa se manter com um alto número de vendas e consequentemente lucro no final do mês. Tudo isso devido ao facto de existirem muitas empresas a prestar o mesmos serviços e não esquecendo que a exigência do cliente é cada vez maior, com tudo isso dificultando a vida de uma organização viu-se necessário criar algo para que garantisse a sobrevivência da mesma no mercado, surgiu a Reengenharia que servira de auxílio para que as organizações alcançam a sua meta.
A reengenharia, foi criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, consiste em ser um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.
Para muitos autores, ela e vista como o redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização com o objectivo de melhoria nos resultados dos negócios da organização.
Foco no aumento da eficiência dos processos, na obtenção de lucros a curto prazo, resulta em melhorias de três pontos, como a redução de custos, redução de tempo e melhoria da qualidade dos serviços.
Os princípios básicos desta “filosofia” de gestão passam por reinventar e não evoluir, através do desenvolvimento de processos que provocam o “corte” com a existente.
A essência da Reengenharia
Dentro da reengenharia existe a noção do pensamento descontínuo - reconhecer