A escola institucionalista
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Economia
Disciplina: História do Pensamento Econômico II
A ESCOLA INSTITUCIONALISTA
Maringá – PR
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2 THORSTEIN BUNDE VEBLEN....................................................................................... 4
3 WESLEY CLAIR MITCHELL............................................................................................5
4 JONH KENNETH GALBRAITH..................................................................................... 6
REFERÊNCIAS..................................................................................................................... 16
1)INTRODUÇÃO A ênfase desta escola é o institucionalismo tradicional. Veblen foi quem dissociou o pensamento ortodoxo de maneira crítica e forneceu métodos teóricos para a economia instituicionalista. Wesley Mitchell que estimulou a pesquisa empírica com seus estudos estatísticos, e John Gabraith que popularizou diversos temas institucionalistas.
1.1)Visão geral da Escola Institucionalista
Entre a Guerra Civil e a I Guerra Mundial, as conquistas do capitalismo norte americano foram marcantes. Este crescimento tornou os Estados Unidos mais poderoso,no entanto , não houve crescimento relativo na renda nacional. As condições de vida dos trabalhadores eram deploráveis.
A era do monopólio acelerou a virada do século. Os governs apoiavam o Laissez faire e foram ágeis ao utilizar a policia contra os trabalhadores nas disputas industriais. O ambiente político dos Estados Unidos levou muitos economistas a questionarem os dogmas da escola neoclássica. O movimento a favor das reformas sociais ganhava força, e foi nesse cenário que a escola institucionalista apareceu.
Os dois principais métodos para as mudanças sociais,eram: (1)