historia do pensamento economico
1. O que a literatura econômica entende por instituições? O desenvolvimento econômico depende das instituições e as instituições, ao mesmo tempo, são uma medida do desenvolvimento econômico. Assim, correlação e causalidade se confundem num processo cumulativo e circular - uma espiral de mudanças que condiciona a ampliação das liberdades dos indivíduos.
Como as instituições são fundamentais à compreensão das diferentes trajetórias de crescimento econômico, sua incorporação analítica, em nível macro e microeconômico, implicam utilizar uma "teoria econômica com instituições".
2. Destaque como processo evolucionário desenvolvido pelo “Velho Institucionalismo” confronta-se com a escola Neo-clássica. O complexo ideário conceituai e metodológico do pensamento institucionalista está mais próximo do campo analítico heterodoxo do que do mainstream neoclássico, visto que os princípios institucionalistas se originaram a partir da oposição aos fundamentos de equilíbrio, otimalidade e racionalidade substantiva.
3.Explique as preocupações centrais da teoria institucionalista. Segundo veblen tem três pontos centrais: o primeiro refere-se à inadequação da teoria neociássica em tratar as inovações, supondo-as dadas, desconsiderando as condições de sua implantação; o segundo é sua preocupação não com o equilíbrio estável, mas em como se dá a mudança e o conseqüente crescimento; e, no terceiro, há uma ênfase no processo de evolução econômica e transformação tecnológica. 4. Destaque as principais contribuições adicionadas pela Nova Economia Institucional. Contribuirão fundamentalmente, com aspectos microeconômicos, com ênfase na teoria da firma em uma abordagem não convencional, mesclada com história econômica, economia dos direitos de propriedade, sistemas comparativos, economia do trabalho e organização industrial. 5. Destaque como a teoria da regulação pode ser explicada através da escola institucionalista.