Senhor
Die Casting - Método de fundição de moldes
Actualmente este método é utilizado por máquinas que na sua maioria são automatizadas com uma estrutura de cerca de 200 até 1200 toneladas, que tem a capacidade de fabricar peças com pesos entre 10-15 kg.
As peças que aqui são fabricas são na sua maioria, pertencentes a motores de automóveis e motos, alternadores, embraiagens, ferramentas e ferragens gerais.
O material que se usa para as produzir é na sua maioria liga de alumínio e de zinco. O dito processo é composto por várias partes: a produção dos moldes através de máquinas de CNC, polir, colocação de texturas, laca, revestimentos e cromagem.
Quais as vantagens?
É uma produção económica no sentido em que tem um bom custo – benefício, o material tem boas características físicas.
Blowmold – moldes de sopro
Os moldes de sopro utilizavam vários tipos de metais (S50C, P20, 718, S136) e o alumínio que é usado para as aeronaves.
Os materiais são expulsos do molde, através de um sopro, criando assim um recipiente, que serve para vários tipos de embalagens, cosméticos, alimentos, bebidas, detergentes, produtos de saúde, entre muitos outros. O fabrico dos moldes é feito na base dos processos de extensão e injecção.
As vantagens desta produção são:
Menor custo de manutenção, pouco tempo de produção, e é um produto de alta qualidade.
Rapid Prototyping - Prototipagem rápida
Estes modelos de prototipagem rápida são uma vantagem para empresas que querem testar um modelo, a sua estrutura e desempenho, consequentemente reduzir o custo de produção e ver como mercado reage ao produto.
Para o fabrico de tais moldes, há então vários tipos de processos, desde uma amostra simples de CNC( mais antigo) a sintetização selectiva a laser (SLS) e estereolitografia complexa (SLA).
Para o fabrico em CNC, usa-se materiais como, vídeo orgânico, cobre, alumínio, entre outros.
Nos métodos mais avançados como o SLA em que se