Senhor
Neste tema iremos investigar sobre a procura, analisando os princípios básicos da escolha e do comportamento do consumidor. Veremos como é que o processo da escolha, por parte dos indivíduos, de um conjunto de bens de consumo que eles preferem explica padrões definidos da procura de mercado, e aprenderemos a quantificar os benefícios que cada um de nós extrai da nossa participação numa economia de mercado.
Teoria do Consumidor
Todos os dias tomamos inúmeras decisões sobre como aplicar o dinheiro e tempos escassos de que dispomos. Gastar o nosso rendimento hoje ou poupa-lo para o futuro? Ao combinar procuras e desejos concorrentes estamos a tomar as decisões que definem as nossas vidas.
A teoria do consumidor trata do processo de tomada de decisão individual no sentido de satisfação dos desejos individuais em circunstâncias marcadas por restrições.
Uma restrição do orçamento do consumidor, identifica quais as combinações de bens e serviços que o consumidor pode comprar com um orçamento limitado a preços determinados.
Na explicação do comportamento do consumidor, a economia baseia-se na premissa fundamental de que as pessoas tendem a escolher os bens e os serviços a que atribuem mais valor. Para descrever a forma como os consumidores escolhem entre as diferentes possibilidades de consumo, os economistas desenvolveram a noção de Utilidade. A partir da noção da utilidade, foram capazes de deduzir a curva da procura e explicar as suas propriedades.
O que entendemos por “Utilidade”? Numa palavra Utilidade significa satisfação. Mais precisamente, refere-se ao modo como os consumidores estabelecem a hierarquia dos diferentes bens e serviços.
Se para o fulano, o cabaz A tem maior utilidade do que o cabaz B, esta ordenação indica que o fulano prefere A a B. Muitas vezes é conveniente pensar na utilidade como o prazer subjectivo ou o proveito que uma pessoa tem ao