ensino á distancia
Devido as novas técnicas de ensino na atualidade, em especial a educação à distância, são requeridas cada vez mais comunicação. A Internet vem encurtando caminhos, e fazendo com que essa comunicação seja mediada através de ferramentas tecnológicas que vem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
Nesse ensino a distância o aluno deve ser autônomo, crítico e participar do processo, hoje o professor deve dedicar-se mais, num mundo onde a informação é cada vez mais disseminada, cabe a ele ensinar como buscar e validar as informações, ensinar ao aluno como ele deve classificar as informações e incentivá-lo a não só consumir informações, mas também a participar do processo de construção do conhecimento, compartilhando experiências e opiniões. O professor inserido nesse processo, torna-se o mediador, aquele quem direciona, planeja, mostra caminhos. Deve estar aberto a rever conceitos, trabalhar sobre pressão e colocar seu ponto de vista, mas aceitar e questionar outros pontos de vista. É um processo de construção do conhecimento e não mais uma verdade única e onipotente. Apenas maneiras diferentes de enxergar e trabalhar um mesmo assunto.
A avaliação em EAD deve ser constante e preparada visando conhecer os alunos, como num mapa conceitual, você deve visualizar o que se construiu ao longo do processo, planejar torna-se essencial o material e toda a estrutura deve ser minuciosamente planejada. O material deve ser pensado de forma a auxiliar o aluno, servindo-se de todos os recursos disponíveis a fim de tornar o aprendizado prazeroso. O professor conteudista é aquele quem dá o direcionamento separa e produz o que ele acha que seja relevante para determinada disciplina ou área do conhecimento. Serve-se de conceitos e delineia suas ações