SENAI Porcentagem De Casca
CONRADO
TATIANE
HENRY
BIANCA
DETERMINAÇÃO DE PORCENTAGEM DE PESO E VOLUME DA CASCA DE PINUS
JAGUARIAVA
2014
SENAI
CONRADO
TATIANE
HENRY
BIANCA
DETERMINAÇÃO DE PORCENTAGEM DE PESO E VOLUME DA CASCA DE PINUS
Trabalho elaborado no Curso de Celulose e Papel para obtenção de nota na disciplina de Química da Madeira e da Celulose. Professora: Graciele A. dos Santos
JAGUARIAVA 2014
1. INTRODUÇÃO
O gênero Pinus pertence à ordem Coníferas, do grupo das Gimnospermas. Sua área de ocorrência natural vai da região polar até os trópicos, englobando os continentes da Europa, Ásia, América do Norte e Central, não ocorrendo naturalmente na América do Sul.
A determinação e o consequente conhecimento do volume da casca é importante nos casos que está em valor comercial. Também quando interessa o volume do tronco limpo, deve-se conhecer previamente o volume da casca percentualmente ao volume aproveitável do fuste.
Utilizando um lenho de Pinus de 12 anos de idade executa-se métodos e cálculos para determinar a massa e volume de sua casca.
1.1. Objetivo Geral
Determinar o volume e o peso da casca de uma árvore de pinus dado em porcentagem.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1. Diâmetro do disco com casca
Com o auxílio de uma régua foi feita 4 medições do diâmetro do disco com casca concluindo uma média de 12,05cm.
2.2. Diâmetro do disco sem casca
Com o auxílio de uma régua foi feita 4 medições do diâmetro do disco sem casca concluindo uma média de 10,27cm.
2.3. Pesagem da casca
Para o processo de pesagem da casca, há a necessidade de retirar a umidade nela presente. Assim a necessidade de utilizar uma estufa a 105ºc permanecendo o período de 15 minutos e em seguida posta em um dessecador.
Ao retirar toda a casca com auxílio de uma espátula, a mesma foi posta em um Becker e em seguida levado a estufa permanecendo aquecido por 15 minutos, após passando pelo dessecador por 5 minutos, em seguida utilizando uma balança