Template DP I
Educação a Distância: um ensino que possibilita sua autoaprendizagem
1.INTRODUÇÃO
O século XXI ou também conhecido como a era da globalização, da velocidade da informação, recessão, terceirização, rapidez nas mudanças, traz também a necessidade de uma busca continua pelo conhecimento. Um empresário não pode perder seu tempo em uma sala de aula já que tempo é dinheiro e o ensino a distância, que ainda é encarado por muitos como um tipo de ensino deficiente passa a ser uma saída.
EaD é a sigla para Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes. Nessa modalidade o aluno acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook etc.
A facilidade de realizar os estudos dentro de seu próprio tempo e muitas vezes no conforto de seu lar ou em seu local de trabalho tem atraído cada vez mais adeptos, pessoas, que sem tempo ou dinheiro suficiente para realizar um curso superior ou profissionalizante presencial, buscam uma melhora intelectual e financeira. Mas esse tipo de ensino não pode ser realizado totalmente sem contato. Há necessidade de comparecer em um polo de apoio, para a realização de avaliações e o contato com um professor, nomeado como tutor e incumbido da difícil tarefa de esclarecer e sanar as dúvidas, se faz necessário para validação do curso e obtenção de um certificado.
2. O POLO DE APOIO
Para que a Educação a Distância, tenha sucesso, o polo de apoio presencial é um dos componentes principais, deve oferecer um bom espaço físico, laboratórios, bibliotecas, entre outras, além de ser responsável pela boa comunicação com os alunos, e também desenvolver com qualidade as atividades administrativas e pedagógicas.
De acordo com o Ministério da