senac
ARTIGO POR COLUNISTA PORTAL - FINANÇAS E AREAS AFINS - QUINTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2014
O mundo se volta para uma nova concepção administrativa, buscando a “sobrevivência” dos negócios, procurando a competitividade através da melhoria da produtividade e da qualidade, seja na produção de bens ou na execução de serviços.
O cenário atual de alta competitividade tem obrigado as empresas a mudarem a sua postura em relação aos seus principais stakeholders como os clientes, funcionários, acionistas, comunidades, sociedades entre outros. Diversos fatores influenciam na busca do diferencial das empresas, especialmente os aspectos relativos à qualidade, preço, prazos e inovação. Estas alterações no estilo de trabalho das organizações estão pautadas numa profunda mudança de comportamento. Este conceito, que cada vez mais é adotado pelas empresas, constitui a base da Qualidade Total!
A implantação de Sistemas da Qualidade nas Organizações precisa da quebra de paradigmas, saindo-se da inércia em direção a mudança, e daí decorre a importância do Programa 5 S’s, como base para a Implantação destes Sistemas, promovendo a quebra de resistência das pessoas ao processo de mudança, produzindo novos padrões de comportamento, e propiciando o surgimento de um clima organizacional favorável à implantação da Qualidade Total.
Para que o processo seja mantido, faz-se necessário adotar procedimentos, a fim de se garantir uma linha de conduta, que encontramos no Programa 5 S’s. Este estilo de gestão pode ser adotado de maneira mais simples e ágil quando a cultura organização e a alta administração da empresa apoiar de maneira efetiva a implantação do Programa 5S’s. Para isso, é necessário processos internos que busquem a sensibilização e a mobilização dos funcionários para adoção destas práticas.
O Programa 5S’s objetiva a preparação do ambiente para as mudanças necessárias na Organização de forma a se buscar a satisfação