semântica e pragmática
Os seguidores de Saussure os estruturalistas entendiam que o significado constitui-se pelas diferenças ou seja uma palavra significa o que a outra não significa.ex sofá define-se por não ser poltrona.
Sausure postulava que cada significante tinha um significado e essa relação era social,nessa época acreditava-se na palavra fora do texto.Saussure foi o precursor do estruturalismo A partir de Saussure a lingüística passou a ser tratada como ciência que estuda a linguagem humana.
Há diferentes pontos de vista que delimitam a semântica há 1 primeiro baseado na visão estruturalista saussurena que define o significado como uma unidade de diferença .
Polissêmico há mais de um significado.
Denotação pode ser tratada como base do signo e conotação como a significação do contexto.
A semântica lexical cabe estudar o significado das palavras de uma língua
A semântica intencional trata do conteúdo da palavra do significado lingüístico e podem –se utilizar os princípios da descrição dos dois planos.
Lexico refe-se a 1 conjunto de lexias que são denominadas unidades mínimas de memórias armazenadas na memória de longo prazo.
Lexema:designa o que existe no mundo e é formalizado em 4 classes gramaticais:substantivo,verbo ,advérbio e adjetivo
Gramema.significado gramatical:classes gramaticais artigo,numeral , pronomes etc.
Lexema e tratado como lexia unidade mínima de memória armezanada na memória de longo prazo
Léxico ativo:uso vocábulo em ocorrência
Sinonimia:São sinônimos dois termos que podem substituir um ao outro em determinado contexto embora isso aconteça não são sinônimos perfeitos porque as condições de uso serão determinadas pelo discurso.