Sempre saúde
Professor: Hugo Mühlmann
Disciplina: Clinica Médica
Escola Técnica JK de Oliveira
Cefaleia
Cefaleia
É uma dor de cabeça comum, ela pode ser aguda ou crônica. Na realidade, já foram descritos aproximadamente 150 tipos diferentes de cefaleia. * A cefaleia é classificada em primárias e secundárias.
Primárias: que são multifatorias e não são causadas por uma doença. Ex: enxaqueca, cefaleia de tensão. Secundárias: causadas por alguma doença. Ex: infecções bacterianas, virais, tumores cerebrais, traumatismo craniano.
Tipos de cefaleia
Cefaleia tensional: é uma dor de cabeça comum.
Causas: por situações de tensão muscular ou emocional.
Sintomas: Pode ocorrer náusea. A dor pode ser bilateral, frontal, nuca e topo da cabeça, é uma pressão leve, mas constante, como uma faixa apertada na cabeça. Tem a duração 30 minutos a 7 dias.
Enxaqueca: é uma alterações nos vasos sanguíneos da cabeça, que provoca dores de cabeça de intensidade moderada a forte. Causas: jejum prolongado, estresse, insônia, alterações hormonais.
Sintomas: Náusea e às vezes vômitos, sensibilidade à luz, barulhos ou cheiros. A dor pode ser pulsátil e normalmente unilateral. Tem a duração 4 a 72 horas.
Cefaleia em salvas: são fortes dores de cabeça, extremamente dolorosas.
Causas: Estresse, excesso de atividade física, emocional ou mental, fumar, abuso do álcool, ansiedade, insônia.
Sintomas: Congestão nasal, queda da pálpebra e olho lacrimejando, geralmente só atinge um lado da cabeça na zona ocular ou temporal. A duração de 15 minutos a 3 horas, podendo apresentar de uma até 8 crises por dia.
Diagnóstico
* Exame clínico e neurológico com o objetivo de determinar as causas e as características da dor. * Dependendo do caso, geralmente naquelas de caráter secundário, pode ser necessário exames subsidiários, como estudo radiológico funcional da coluna, tomografia ou ressonância magnética de crânio, eletroencefalograma,