SEMIOTICA
Matéria: Comunicação Comparada Professor: Juca Rodrigues
Segmento: Política
Notícia: PSDB OFICIALIZA AÉCIO NEVES COMO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA
Plataforma: Jornal Nacional – GLOBO
Data: 13.06.2014
A globo tomou até um tempo razoável da notícia em comparação as outras emissoras, porém é possível observar que ela mencionou pontos positivos sobre a candidatura de Aécio Neves, coisa que, como já reflete o seu sobrenome de Tancredo Neves não é totalmente um lado positivo tê-lo como presidente.
O vídeo foi editado de forma que Fernando Henrique Cardoso, que, com um nome marcado na política brasileira, pudesse passar uma imagem positiva e ressaltar a confiança sugerida ao povo do novo candidato.
Na televisão observamos que a informação sobre a candidatura retém do analítico, para o emocional. Tanto que mostra durante segundos que Aécio Neves se emociona ao falar sobre os filhos gêmeos que nasceram prematuros. De forma que passa a imagem seja comovida pelo emocional ao mostrar ele chorando perdendo o tempo de uma informação concreta sobre sua possível gestão e não sobre o caso de seus filhos, que, não deixa de ser importante, claro, porém não convém a mídia com tantos quesitos a dizer, falar sobre particularidades. O gancho sobre os filhos, teve a dizer sobre “um País mais justo, mais solidário e mais generoso” para o crescimento de seus filhos, observamos a característica premeditada de um discurso onde encaixa o “problema” de seus filhos com o futuro do país.
Saúde digna, segurança e educação são palavras emocionais que enfatizam um discurso nada analítico e principalmente sendo tomado por foco pela reportagem. O narrador deixa claro a princípio que “Aécio se emociona ao falar dos filhos” “E voltou a se emocionar no final do discurso”. A emissora corta a parte em que nas outras plataformas estão dizendo sobre informações concretas, dados, promessas, e coloca a parte que transmite uma