semiotica
111125
Lara Vasconcelos Ortu
111130
TRABALHO DE SEMIÓTICA
Marilyn Monroe
UBERLÂNDIA – MG
2012
Análise do Fundamento
Primeiridade (Quali-signo):
Mulher loira, sensual, tem uma pinta perto da boca que é um ícone, sua beleza chama atenção. Aparenta ser forte, vaidosa, independente, que corria atrás de tudo que queria e conseguia. Seu corpo possui formas acentuadas. Possui cabelo curto, platinado, cacheado nas pontas, tem olhos azuis, traços do rosto delicados.
Secundidade (Sin-signo):
Em 1926, uma menina nasceu na enfermaria de caridade no Los Angeles County Hospital, que se tornaria um dos ícones mais famosos e duradouro de todos os tempos - Marilyn Monroe. Ela não conheceu seu pai biológico, fato que a deixava muito abalada. Muitos biógrafos acreditam que o pai biológico de Marilyn era Charles Stanley Gifford, um agente de vendas do estúdio RKO, onde Gladys Pearl Monroe, a mãe de Marilyn, trabalhava. Infância Norma Jeane Mortenson foi volátil como ela foi passada de familiares a amigos da família e muitas vezes ficou em orfanatos como resultado da saúde mental de sua mãe. Para evitar ficar em outro orfanato um amigo da família orquestrou uma proposta de casamento, quando ela tinha 16 anos de idade(19 de julho de 1942). Quando seu marido foi transferido para o Pacífico com a marinha mercante, Norma Jeane começou a trabalhar em uma linha de montagem em uma fábrica de aeronáutica. O divórcio veio meses antes de assinar seu primeiro contrato com a Twentieth Century Fox em 26 de agosto de 1946.
Em 1945, um fotógrafo tirou uma foto da morena deslumbrante, enquanto na fábrica e em poucos meses ela se tornou uma modelo bem sucedida, garantiu dezenas de capas de revistas e um teste de cinema com a 20th Century Fox. Os executivos dos estúdios, diretores e fotógrafos reconheceu imediatamente a sua capacidade de capturar e prender a atenção de qualquer pessoa na extremidade oposta de uma