Semiologia
Objectivo de estudo: A linguagem (verbal, visual, etc.).
Signo: Alguma coisa que representa algo. Os diferentes modos como os signos representam. Ícone
Índice
Algo na ausência disso
Sinal +/- relacionado com estímulo
Signo
Semeion + Logos
(signo ou sinal)
Podem, dependendo dos contextos, ser considerados como sinónimos ou como coisas distintas. Max Weber: distinção entre actos do Homem e acção social.
Todas as experiências que todos
Representa a acção de sujeitos que
todos os Homens e outros seres
visa uma produção de sentidos.
vivos partilhavam, estudadas pelas ciências naturais.
Visão pansemiótica: visão abrangente da semiologia, que considera que toda a experiência humana pode ser estudada pela semiologia.
Semiologia e Semiótica
Saussure
Peirce
Europa
Podem ser considerados sinónimos.
Escola Anglo-Saxónica
Baudrillard: “Não podemos perceber o consumo nas sociedades contemporâneas sem pensar na sua significação.”
Desenvolve 4 lógicas que, na sua visão, são totalmente independentes umas das outras:
1. Lógica funcional do valor de uso (do objecto): O objecto é descrito como uma ferramenta ou utensílio. É descrito do ponto de vista da sua função, sendo considerado estritamente uma ferramenta. É a lógica que caracteriza a relação entre o Homem e a sua ferramenta. 2. Lógica económica do valor de troca: O objecto é considerado uma mercadoria. É a lógica da equivalência e do mercado. O objecto é pensado em função do preço, ou seja, é pensado em função da equivalência do preço com o objecto. É a lógica mais abstracta.
3. Lógica da troca simbólica: É a lógica do dom e da ambivalência. O que está em causa não é o valor económico do objecto mas sim a relação que suporta a troca do objecto. O objecto é arbitrário mas é singular/único pois é projectado nele o valor da relação. O objecto transporta consigo um dom porque transporta a carga afectiva ou