Seminário sobre os Indios
Curso de Educação Física - Licenciatura
Disciplina: Educação das Relações Étnicorraciais e Culturais na Escola de Educação Básica
Aluna: Veridiana Dill
Minha História de Vida com o Seminário sobre o Índio
Relacionando a minha experiência de vida com um dos assuntos dos seminários apresentados, irei nesta última análise trazer alguns assuntos tratados em aula no quarto seminário, cujo assunto foi os índios.
Quando se fala em preconceito, é comum muitos de nós acharmos que o assunto é só o negro, há algum tempo este assunto vem ganhando mais destaque, a luta dos negros de ter um lugar na sociedade digno, sendo muitas vezes esteriotipado ou julgado antes mesmo de poder se defender.
Em relação ao Índio sem que se perceba, muitas vezes se passa despercebido este assunto, ele também vem cada vez buscando seu espaço, um lugar digno na sociedade. Penso ser de muita importância esta cadeira também focar e mostrar o lado do índio, de sua história, de sua cultura e tradições que traz em sua bagagem.
“Apesar da colonização, do genocídio, da exploração, da catequização, da tentativa de assimilar os indígenas à sociedade nacional, estes mantiveram-se aqui, resistentes, mesmo que por vezes silenciosos.” (Bergamaschi, p. 55)
Dentre esta citação, o grupo apresentou um pouco como vivem os índios, sobre eles ja estrarem antes de todos na terra, interessante uma parte que uma integrante do grupo comentou que o envolvimento deles é grande, por exemplo, com uma índia grávida, eles se preocupam com o nascimento e a educação é baseada na família e na comunidade.
Pensando na questão das propagandas que é a minha história de vida
“Ao passar por um banner e ver a imagem de uma família cuja mãe era negra, o pai era negro e os filhos negros... as propagandas colocam que pessoas brancas só casam com pessoas brancas, e negros só casam com negros.” (DILL, 2014), nunca vi uma família de índios, ou alguma propaganda sobre eles