Seminário Sobre ''Dr. Fantástico''
DE STANLEY KUBRICK
QUESTÕES
1-
a) Apontar três informações, esclarecimentos ou análises que constam do capítulo VIII, do livro “Guerra Fria”, de Hobsbawm, e que estão presentes no filme.
R: A tensão vivida entre EUA e URSS, com a possibilidade de um ataque de bombas nucleares, o fato de o ataque ser iniciado sem maiores motivos e as tentativas de apaziguar a situação.
b) Explicar as três escolhas e justificá-las apontando trechos do filme em questão.
R: No filme, um general americano que aparenta ser um tanto quanto desequilibrado e paranoico, acredita fielmente que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos, com a adição de flúor. Com isso acaba por iniciar uma guerra nuclear acidental, jogando uma bomba que até então era usada apenas como forma de ameaça, para conquistas de determinadas coisas e favores de ambas as partes. Quando o caos está completamente instaurado, o presidente dos EUA, seus assessores e também alguns cientistas, tentam fazer de tudo para parar a bomba, e em último caso, apaziguar a situação com os comunistas, para evitar um desastre maior.
2-
a) Apresentar um pequeno histórico do diretor Stanley Kubrick e de sua filmografia.
R: Nascido em 26 de julho de 1928 em Nova Iorque, Stanley Kubrick era considerado inteligente, apesar de suas más notas na escola. Aos 13 anos recebeu uma máquina fotográfica de seu pai, o que acabou virando sua grande paixão, e em seguida profissão. Kubrick começou a trabalhar na Revista Look, onde descobriu também seu interesse por filmagens. Não demorou muito, investiu todas as economias e em 1950, aos 22 anos de idade, realizou seu primeiro documentário Day Of The Fight, o que lhe rendeu outros curtas-metragens por encomenda.
O primeiro longa veio 3 anos depois, quando já estava