Seminário Produção Cultural
Fundamentos do Teatro – Profª. Rejane Reinaldo
Trabalho de Conclusão de Módulo
Aluna: Luisa Gabriela Soares e Reis
Tema: O teatro
Fortaleza,Ce.
2013
Existem várias teorias sobre a origem do teatro, uma delas é que seu surgimento foi a partir da contação de histórias, ou foi se desenvolvendo através de danças, jogos e imitações. De acordo com historiadores os rituais na história da humanidade começam por volta de 80.000 anos AC. O primeiro evento com diálogos registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 AC (Staton e Banham 1996 pg. 241), que conta a história da morte e ressurreição de Osíris e a coroação de Horus. As representações mais conhecidas e a primeira teorização sobre teatro vieram dos antigos gregos, sendo a primeira obra escrita de que se tem notícia, a Poética de Aristóteles. Aristóteles afirma que a tragédia surgiu de improvisações feitas pelos chefes dos ditirambos, um hino cantado e dançado em honra a Dioniso, o deus grego da fertilidade e do vinho.
As formas teatrais orientais foram registradas por volta do ano 1000 AC, com o drama sânscrito do antigo teatro Indu. O que poderíamos considerar como 'teatro chinês' também data da mesma época, enquanto as formas teatrais japonesas Kabuki, Nô e Kyogen têm registros apenas no século XVII DC.
Na Grécia Antiga o festivais gregos, antes de 534A.c eram desempenhados por rapsodos, na forma oral, em 534 A.c Téspis junta os elementos orais destas festividades com o coro, para criar uma forma primitiva de drama que seria desenvolvida totalmente somente a partir de Ésquilo, com a adição de um segundo ator (Brockett, p. 16). O primeiro diretor de coro conhecido foi Tespis, convidado pelo tirano Pisístrato oficialmente para dirigir a procissão de Atenas. Téspis desenvolveu o uso de máscaras para representar pois, em