Seminário de Pesquisa Histórica - Suicídio
Este trabalho tem por objetivo, fins avaliativos da Disciplina Seminários de Pesquisa Histórica, no qual podemos aplicar os conhecimentos que fomos assimilando ao longo das aulas no semestre. A escolha do tema “Suicídio” se deu pelo fato de ser o tema que pretendo para desenvolver minha monografia ao longo do curso de Bacharelado em História. Além de atender aos requesitos do trabalho, é um tema ao qual não é dada grande importância pela maioria das pessoas, o que me incentivou a tentar conhecer um pouco mais sobre ele.
O suicídio é muito mais comum do que se imagina, sendo um fenômeno social que atinge todas as classes sociais, sexo, idade, com o passar dos anos cada vez mais pessoas procuram a morte voluntária e o motivo pelo qual o fazem muitas vezes não é compreendido. O que nos faz questionarmos, porque tantas pessoas seguem por este caminho? Porque pessoas que aparentemente eram felizes e não demonstravam nenhum sinal que pudesse identificar algum problema, decidem tirar a própria vida?
Atualmente os números de suicidas nas estatísticas vêm aumentando lentamente, o que transforma o suicídio num problema social preocupante não só pelas pessoas que cometem o ato, mas também pelas consequências em relação ao psicológico de familiares e pessoas que são próximas ao suicida.
Neste trabalho abordarei o que é o suicídio suas formas e possíveis causas, o suicídio para Élime Durkheim e Karl Marx, a relação do suicídio e a sociedade, o estudo do suicídio através do corpo, com base em dois textos abordados pelo grupo Corpo e Saúde, formado durante as aulas da disciplina, e em leituras pessoais.
2. O QUE É SUICÍDIO? “A palavra suicídio deriva do latim, das palavras sui e caedes, em que a primeira significa si mesmo e a segunda, ação de matar, logo ação de matar a si mesmo. Existem, entretanto, controvérsias quanto à origem desse termo, pois alguns estudiosos colocam a sua origem com Sir Thomas Browne da Inglaterra em 1643, outros com