Seminário de biologia
Equipe: Cícera Auxiliadora Liliane Rodrigues Maria de Fátima Estrela Renan Paulino Roberta Sabrina
Introdução
Os alimentos geneticamente modificados estão chegando à mesa dos consumidores. Saiba o que é um alimento geneticamente modificado, também chamados de transgênicos, como surgiram e quais riscos podem trazer ao consumidor.
Índice
O que são alimentos transgênicos? Como surgiram? Etapas de desenvolvimento. Vantagens Pontos positivos. Desvantagens Pontos Negativos
O que são Alimentos Transgênicos?
Os alimentos transgênicos são aqueles cujas sementes foram alteradas com o DNA (material genético localizado no interior das células) de outro ser vivo (como uma bactéria ou fungo) para funcionarem como inseticidas naturais ou resistirem a um determinado tipo de herbicida.
Como Surgiram?
As primeiras plantas transgênicas foram desenvolvidas em laboratórios da Europa, China e Estados Unidos(EUA) em 1983. Logo em seguida, em 1986 começaram os primeiros testes de campo com plantas transgênicas.
No Brasil desde o início dos anos de 1980 até atualidade as pesquisas são desenvolvidas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa) e entidades privadas, mas a falta de investimentos tanto do governo quanto da iniciativa privada para alavancar as pesquisas em curso no Brasil.
Etapas de desenvolvimento dos transgênicos
OGM
Organismo Geneticamente Modificado
Engenharia Genética
Biotecnologia Biossegurança o CNTbio(Comissão Técnica Nacional de Biossegurança)
Rotulagem
Todo o cidadão tem o direito de saber o que irá consumir. Por isto, a descrição da composição do alimento e o gene que foi inserido no produto, devem ser informados. Além dos rótulos dos produtos nacionais é necessário que sejam analisados os produtos importados produzidos através da biotecnologia.
Vantagens:
O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial. O alimento pode ter função de prevenir,